sábado, 8 de fevereiro de 2014

Monopolo magnético



         É básico. Sempre que você divide um ímã ao meio, você terá dois ímãs com polo norte e sul.

Mas desde 1931, quando Paul Dirac demonstrou matematicamente que pode existir uma “partícula magnética fundamental”, ou monopolo magnético, a corrida para se conseguir um monopolo magnético começou.

        Após anos de pesquisas e experimentos, uma equipe da Finlândia e dos EUA conseguiu criar um sistema quântico artificial que reproduz de maneira muito fiel a descrição matemática que Dirac fez dos seus monopolos magnéticos quânticos.

     O problema é que esse monopolo artificial não gera um campo magnético “real”, não podendo ser detectado por uma bússola, por exemplo. Então, o que os cientistas detectaram foi um “monopolo de Dirac”, e não um “monopolo magnético real”.

       A pesquisa não avançou para detectar um monopolo magnético natural, que pode ser encontrado na natureza. De qualquer forma, essa pesquisa foi um grande passo para um futuro estudo mais aprofundado do que seriam os monopolos magnéticos na descrição quântica, eventualmente abrindo caminho para sua observação de fato e sem contestações.

Fonte: Engenhariae

Nenhum comentário:

Postar um comentário